28 de agosto de 2017

Mostra de Trabalhos Escolares da EMEF Otto Brands

Por Gabriel Becker

No dia 19 de agosto de 2017 ocorreu  na EMEF Otto Gustavo Daniel Brands a Mostra de Trabalhos Escolares.
Na ocasião, os alunos apresentaram para a comunidade escolar os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano. A Secretária Municipal de Educação, Joice Gassen, também marcou presença.
Os projetos encantaram quem veio até a Escola prestigiar o evento.
Durante a semana, de 14 a 18 de agosto, as turmas apresentaram as pesquisas para as demais turmas, durante o tradicional Seminário Escolar.

As temáticas abordadas pelos estudantes foram as seguintes:
  • 1ºs anos: Na Escola da Montanha - contando e recontando histórias, aprendemos e nos divertimos; 
  • 2ºs anos: A Escola da Montanha: Estudos e representações do lugar;
  • 3ºs anos: Hortas: uma alternativa de alimentação saudável aos moradores da Montanha;
  • 4ºs anos: Chás medicinais;
  • 5º ano: Biomas brasileiros e defesa da vida;
  • 6º ano: A Escola da Montanha: estudos e representações do nosso lugar, uma prática utilizando a fotografia e o mapeamento;
  • ano: O melhor lugar do mundo é onde seres humanos e animais convivem em harmonia;
  • ano: Evolução - Tecnologia - Atualidades;
  • 9º ano: Notificações para o Saber.

9º ano: Notificações para o Saber


 ano: Evolução - Tecnologia - Atualidades


 ano: O melhor lugar do mundo é onde seres humanos e animais convivem em harmonia


 ano: A Escola da Montanha: estudos e representações do nosso lugar, uma prática utilizando a fotografia e o mapeamento


5º ano: Biomas brasileiros e defesa da vida


4ºs anos: Chás medicinais


3ºs anos: Hortas: uma alternativa de alimentação saudável aos moradores da Montanha


1ºs anos: Escola da Montanha

27 de agosto de 2017

Visita ao Jornal Folha do Mate

Por Tiago Luft

Tendo em vista o projeto desenvolvido pelo 9º ano da EMEF Otto Gustavo Daniel Brands, que objetiva construir um jornal escolar com reportagens alusivas aos eventos acontecidos na escola e outras temáticas de interesse do grupo, decidiu-se por uma visita ao Jornal Folha do Mate. Buscou-se com isso conhecer o processo de criação de um jornal de grande circulação no município. 
Chegando lá, o grupo foi recepcionado pela jornalista Jaqueline Carissimi que orientou toda a visita. Um aspecto ressaltado por ela foi a importância do trabalho em equipe, sendo que para o sucesso do produto final é imprescindível que cada um faça bem feito a sua parte. Ela comentou também que o grupo de jornalistas se reúne regularmente para definir a pauta das reportagens, considerando a relevância e o interesse dos leitores. 
Na sequência, conheceu-se os diferentes setores que compõem o jornal, dentre eles a Redação, o setor de Inovação e também o de Vendas . Além disso, o grupo teve a oportunidade de apreciar utensílios e equipamentos antigos que foram utilizados desde a fundação do Jornal, há 45 anos, percebendo-se o quanto evoluiu-se tecnologicamente. 
A visita possibilitou aos alunos do 9º ano conhecerem um pouco mais sobre as etapas fundamentais na elaboração de um jornal, fornecendo mais subsídios ao grupo para construção do seu jornal escolar.






23 de agosto de 2017

Gravidez na adolescência

Por Vitória Camara

É cada vez mais alarmante a quantidade de jovens que estão engravidando cedo demais. O que acontece é a relação sexual sem proteção e antes do tempo correto, que de acordo com pesquisas, seria depois dos 16 anos. 
Segundo o site RC TV Interativa, só no Brasil são cerca de 700 mil meninas sendo mães todos os anos e desse total pelo menos 2% tem entre 10 e 14 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a gravidez precoce caiu 26% nos últimos 13 anos. Nesse mesmo ano, o Brasil estava em 54º lugar no ranking mundial com índice de fecundidade em meninas entre 15 e 19. 
Com a gravidez inesperada, as garotas têm suas vidas afetadas com relação aos pais, estudos, amigos e consigo mesmas. Uma jovem ainda na puberdade, não está preparada para uma gravidez, tanto física quanto psicologicamente, e, muitas vezes, elas optam pelo aborto, que ainda é uma prática abolida pelo Brasil, e as garotas correm riscos ao realizarem essa prática em locais que não são legalizados, ou até mesmo, praticando métodos caseiros, indicados pelas amigas.
Além da gravidez, há chances do parceiro possuir uma doença e ela ser transmitida sexualmente para o(a) companheiro(a). O que realmente falta é a interação com os jovens com relação a este assunto, que deve ser abordado tanto na escola quanto em casa. O uso de preservativos e anticoncepcionais deve ser mais imposto e cobrado. Outro fator para ocorrer este episódio indesejado é o exagero da erotização do corpo feminino, que é sempre imposto "padrões de beleza", e as meninas que não se encaixam nesses padrões, acham que não são boas o suficiente e que os garotos só se interessarão por elas se cederem. 
O que recomendamos é que o jovem prestes a ter uma relação sexual, pense se está realmente preparado para esse passo. Procurem conversar com seus pais ou adultos, pois as suas decisões podem afetar o seu futuro, já nos disse o poeta Pablo Neruda: "Você é livre para fazer as suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências".



Crédito: Vitória Luiza Camara

21 de agosto de 2017

-UNI-CÓRNIO

Por Vitória Camara


A turma do 9º ano, elegeu como mascote o -UNI-CÓRNIO, um animal mitológico que tem a forma de um cavalo, geralmente branco, com um único chifre em espiral, sua imagem está ligada à pureza e à força. 
Tentamos escolher algo que tivesse significado e não fosse apenas uma escolha aleatória, desta maneira, surgiu o -UNI-CÓRNIO!
O nome "unicórnio" deriva do latim unicornis: seu prefixo "uni" significa "único", e o substantivo "conis" significa "chifre", formando então "um só chifre". A partir daí, vimos que se relacionava com o nome do blog e do jornal, que de acordo com a nossa interpretação, -UNI-VERSO pode significar um único verso, um verso único, um universo dentro de nós, ou o Universo todo.

18 de agosto de 2017

A grande barreira chamada adolescência

Por Nicolly Horn

Ser jovem hoje em dia, é um grande desafio, pois às vezes temos que tomar grandes decisões, que muitas delas, podem decidir o caminho da nossa vida. Hoje em dia, o jovem geralmente demora mais para ter seu amadurecimento, na maioria dos casos, o jovem tem tudo em suas mãos, na hora que quer, muitos podem falar que não, mas são os pais os grandes responsáveis por isso, pois fazem todas as vontades dos filhos. 
A grande maioria dos jovens não está disposta a fazer nada, nem mesmo ajudar em casa, só querem ficar nas redes sociais, onde acontecem várias coisas que nem sempre os pais estão sabendo. Nos dias de hoje, o Brasil é um dos países que tem os jovens mais alienados pela Internet, dentre os aplicativos, 94% dos jovens usam ou possuem uma conta no Facebook, 85% utilizam o YouTube, e 84% utilizam o WhatsApp. 
Outra coisa que acontece com os jovens, é não ter o próprio estilo, pois como percebemos hoje em dia, muitas vezes eles são copiados, cabelos, roupas, e outras coisas... Outro grande desafio dos jovens são as amizades, muitos tentam ser o que não são, para tentar participar de um certo "grupo" de pessoas. 
Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 80% dos adolescentes já beberam alguma vez na vida, outra pesquisa realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad) com universitários, mostrou que 22% dos jovens estão sob risco de desenvolver dependência de álcool. Isso é um caso muito preocupante, pois indica que a maioria dos jovens já teve contato com o álcool, assim como com as drogas, que estão cada vez sendo mais usadas pelos jovens. Em 2015, foram realizadas pesquisas pelo IBGE, que indicam que 55,5% dos jovens já experimentaram cigarro.
Nos dias de hoje, notamos que os jovens estão perdendo a vontade de sonhar alto, se contentam com qualquer coisa, querem ter tudo fácil, não pensam em trabalhar, não correm atrás dos seus sonhos, e não fazem por merecer as coisas que tem. 
Estudos feitos pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos, deixaram a escola sem concluir os estudos, e 52% não concluíram nem mesmo o ensino fundamental. 
Ser jovem é sonhar, ter a sua própria liberdade, correr atrás das coisas, é descobrir coisas novas e estar sempre aprendendo com os erros, mas infelizmente os jovens de hoje em dia estão se "perdendo" no caminho, e se deixando levar por muitas coisas ruins, que estão acabando com suas vidas e, muitas vezes, só percebem isso depois de estarem desamparados, ou seja, sem amigos, sem a família e sem um lar para viver. Ser jovem é ter a consciência de que todas as suas escolhas podem influenciar na sua vida, busque sempre fazê-las no caminho certo e NUNCA pelo caminho mais fácil!



15 de agosto de 2017

Suicídio nunca será a solução

Por Larissa Weber

Você tem, ou você é um por quê? Já analisou o jeito que você age com as pessoas e como elas agem com você?
Já parou pra pensar que, de uma certa maneira, as suas atitudes podem "pesar" na vida de alguém? Desde uma simples brincadeira até uma crítica ou zoação. 

Você se sente bem recebendo uma brincadeirinha de mau gosto? Ou uma piadinha? 
Então, reveja suas atitudes, pense antes de falar, se coloque no lugar de quem irá escutar, e pense se o que você irá falar é algo bom, construtivo. Se a resposta for não, não fale nada, guarde para você!
Muitas vezes aquela brincadeira que você faz com alguém, pode acabar influenciando na vida dessa pessoa. Por mais simples que seja a brincadeira, ela pode causar danos. E, muitas vezes, levar ao caso da depressão. Ou pior ainda, suicídio!
Esse é o tema que a série "Os 13 porquês" relata. 
Nela, a personagem principal, Hannah Baker, sofre de depressão. Durante a série, a personagem vive diversas situações, como: bullying, abusos sexuais, traições, exclusão... E, tudo isto, influenciou muito nas escolhas dela, que por fim, acabaram em suicídio! 
A série relata fatos do dia-a-dia de diversos jovens. Que por mais pesada que a série seja, ela trata da realidade.
Houve comentários de que a série, juntamente com o "Jogo da Baleia Azul", está influenciando os jovens a cometerem suicídio. 
Se analisarmos, a série tem seus pontos negativos, mas também, os positivos. Ela mostra que devemos repensar nossos atos, e refletirmos se aquela nossa brincadeirinha não está destruindo alguém.
Já o "Jogo da Baleia Azul", não há pontos positivos. O jogo é constituído por 50 tarefas, quase todas relacionadas a torturar-se, e por fim, se suicidar!
Caso você seja a pessoa que tem o porquê, busque ajuda, desabafe... Mas não cometa o suicídio! Não é a melhor maneira de resolver os problemas, pelo contrário, só irá trazer mais tristeza às pessoas que ficarão aqui.
Se você estiver sofrendo com algo, qualquer problema que seja, conte a alguém que você tenha confiança e peça ajuda. Não pense que porque o seu problema é pequeno, ele não é importante. Pelo contrário, quanto menor for, melhor será de resolver! Então, busque ajuda, não se "atire" na primeira oportunidade do suicídio. 
E você, que pratica as brincadeiras, pare com isso! Ao invés de zombar de alguém, ELOGIE! Muitas vezes, as pessoas estão apenas esperando um elogio para animar o dia delas. Um elogio, pode ser o remédio que elas precisam! Não julgue, ajude!

- Este artigo foi escrito após assistir a série "13 Reasons Why" e pesquisar sobre o "Jogo da Baleia Azul".




12 de agosto de 2017

Surpresas, surpresas


Por Vitória Camara

Em comemoração ao Dia do Estudante, a Escola Otto Brands proporcionou uma semana com várias dinâmicas diferentes para os alunos, e na terça-feira (08/08), nós tivemos uma roda de conversa pra lá de especial. 
Estiveram presentes Bruno Uhry, Carlos Moreira e Kelvin Severo, da Rádio Terra; Ana Flávia Hantt e Régis Fabris do Na Pilha da Folha do Mate; Cristian Oliveira, do IFSul; Henrique Silva, da Secretaria de Esportes; Janete, Enfermeira do ESF da Macedo; Adriano Costa, do SINE; e Mauricio Silva, Jogador da Assoeva, que participaram de um bate-papo bem amplo.
Os convidados responderam questões dos alunos sobre educação, trabalho, saúde, cultura, oportunidades e escolhas de vida, enfim, assuntos dos mais variados, compartilhando experiências e aprendizados, com alegria no rosto e muitas risadas.
Eles deixaram uma mensagem muito importante, de que nada na vida se perde. Quando erramos, adquirimos aprendizado, quando corrigimos um erro, adquirimos conhecimento, e, quando ajudamos alguém a corrigir um erro, demonstramos ter adquirido sabedoria.
Esperamos que todos levem esses conselhos consigo, assim como disse o dono da Rádio Terra, Bruno Uhry: "Busquem sempre serem melhores, não melhores do que o colega do lado, mas melhores do que vocês eram ontem".






A Escola da Montanha

Por Tiago Luft, Erick Couto, Gabriel Becker

A Escola da Montanha* foi "pensada e construída para ser exemplo de vida", para ensinar as crianças do bairro e de toda a comunidade.
A Escola teve auxílio da comunidade, com a doação de materiais de construção, para garantir uma boa educação para seus filhos no futuro.
"De tijolo a tijolo e a toda doação, Escola Otto nasceu pelo fruto da união".
Hoje, nós do 9º ano estamos perto do fim da nossa jornada na Escola da Montanha, estamos no último ano e esperamos sair vencedores e felizes daqui. Mas a Escola continuará sua história com outros alunos da comunidade pois "é ela que ensina que o porvir é amar, viver e também sonhar".
A Escola da Montanha é a EMEF Otto Gustavo Daniel Brands.



* A denominação "Escola da Montanha" parte da história criada pela professora Jaqueline Richter, e foi usada pela mesma e também pelas professoras Cíntia Gomes de Oliveira e Jaqueline Daniela da Rosa, no projeto "A escola da montanha: estudos e representações do espaço local", iniciado durante formação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, em andamento na Escola durante o ano de 2017.

7 de agosto de 2017

Quem somos nós?

Por Larissa Weber, Bruna Seibt e Nicolly Horn


O 9° ano é uma turma da Escola da Montanha. A turma é constituída por 16 pares de mãos unidas, 16 mentes com pensamentos diferentes, 16 pares de olhos bem atentos, e o mais importante, 16 corações ligados em uma só razão, CONQUISTAS! As 32 mãos andam sempre unidas, as 16 mentes, sempre pensando positivo, os 32 olhos, sempre atentos a uma nova descoberta, e os 16 corações, sempre mostrando o caminho do sucesso, os estudos! A turma é muito sonhadora, mas não apenas sonha, realiza! E para isso, as 32 mãos, as 16 mentes, os 32 olhos e os 16 corações, estão sempre interligados lutando por aquilo que querem!

3 de agosto de 2017

O que é (UNI)verso?

Por Caren Santos e Vitória Camara

Oito letras, quatro sílabas, um único verso.
Criado pelo único 9° ano da Escola da Montanha com altas ideias em sua composição. 
Este blog é fruto de conversas e versos da turma, juntamente com a professora Fernanda Saldanha, de Arte, Teresinha Padilha, de Matemática e Marta Riedel, de Português. 
Aqui apresentaremos o seu, o meu, o nosso (UNI)verso, um único verso, um verso único. Enfim, cada (UNI)verso dentro de nós! 
Faremos dele um pedacinho do céu e da imaginação.
Boa viagem no nosso (UNI)verso!




Arte: Alice Zeidler